Projeto de Lei do Poder Legislativo aprovado

A Câmara de Vereadores de Grão-Pará aprovou por unanimidade, Projeto de Lei de Autoria dos vereadores: Rosana de Oliveira Souza, Cedenir da Silva Honorato, Daiana Beltrame Muller, Vanilto de Souza Muller e Roselita Buss que: “INSTITUI A SEMANA DA CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA DE GRÃO-PARÁ, PARA AS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL”. Onde fica instituída a “SEMANA DA CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA” no município de Grão-Pará a ser comemorada sempre no mês de setembro, devido seu caráter cívico, a partir do ano de 2014. Nesta semana as Escolas Municipais de Ensino Fundamental do Município de Grão-Pará, poderão promover ciclos de palestras e atividades sobre formação política a ser dirigida aos alunos de forma clara e objetiva, levando ao conhecimento dos estudantes as efetivas funções e atribuições dos políticos do município, tanto nas esferas do Poder Executivo, quanto do Poder Legislativo. O objetivo dessa Semana de Conscientização Política é aproximar os estudantes da realidade dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, bem como, das diversas Secretarias existentes nessas duas Instituições Públicas, fazendo com que os estudantes adquiram uma visão cidadã e política, tornando-se futuramente, eleitores conscientes e comprometidos com o processo democrático de nossa cidade e nosso País. A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores poderão receber nessa Semana visitas pré-agendadas de alunos dos referidos estabelecimentos estudantis, a fim de conhecerem de perto as dependências e os trabalhos desenvolvidos. Da mesma forma, os Excelentíssimos Senhores Vereadores, Secretários, Funcionários, Prefeito e Vice, poderão visitar as escolas para promoverem palestras, debates e “workshops” desde que solicitadas pelos respectivos diretores de tais estabelecimentos de educação de ensino fundamental.
Este projeto nasce da necessidade de formar os nossos adolescentes estudantes sobre uma melhor conscientização política. Muitos jovens crescem com desinteresse e sem formação e informação sobre as diversas questões políticas do município, do estado e do país. Isso precisa ser mudado, começando pela nossa cidade.
Essa semana quer provocar, incentivar e levar a juventude assuntos ligados a área política, proporcionando um ciclo de palestras e bate-papos sobre as funções de políticos do município. Por exemplo: O que faz um vereador? Quais são suas funções e atribuições? Quais os projetos apresentados por eles? O que é um requerimento? Quais as funções dos Secretários Municipais? O que cada Secretaria realiza em prol da população?

PROFESSOR LOURENÇO MÜLLER PARTICIPA DA SESSÃO.

Na sessão ordinária desta última segunda-feira, 22 de maio de 2017, tivemos a honra da presença do Professor e Maestro Senhor Lourenço Müller, onde o mesmo fez uso da tribuna para fazer uma explanação sobre um assunto de grande relevância, mas muitas vezes não lembrado, que é o nome correto de nossa cidade, Grão-Pará.
Este assunto já foi amplamente debatido em redes sociais, sendo que a discussão é a ortografia do nome de nossa cidade: “Grão Pará” sem hífen ou “Grão-Pará” com hífen. Usando da tribuna, o Professor Lourenço fez uma ampla explanação do significado do nome do município, e ainda disse que em diversas pesquisas feitas, verificou que o nome correto deve ser “Grão-Pará” com hífen.
O Professor ainda relatou que o nosso município foi desmembrado da colônia "Grão-Pará", e apenas por um erro de ortografia, quando da criação da Lei Estadual de nº 348, de 21 de junho de 1958, que o nome ficou “Grão Pará” sem hífen. Portanto, o correto é que os nobres Deputados alterem esta Lei Estadual, para que o nome de nossa cidade fique corretamente escrito: Grão-Pará.
Vale ressaltar, que na sessão do dia 02 de maio de 2017, através de requerimento, o Vereador Cedenir da Silva Honorato, já havia solicitado o envio de ofício para a Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, solicitando aos Senhores Deputados tal alteração.
O ofício, que segue na foto, já foi enviado aos nobres Deputados, e esperamos a resposta positiva por parte do Legislativo de Santa Catarina.