Projeto de Lei do Poder Legislativo aprovado

A Câmara de Vereadores de Grão-Pará aprovou por unanimidade, Projeto de Lei de Autoria dos vereadores: Rosana de Oliveira Souza, Cedenir da Silva Honorato, Daiana Beltrame Muller, Vanilto de Souza Muller e Roselita Buss que: “INSTITUI A SEMANA DA CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA DE GRÃO-PARÁ, PARA AS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL”. Onde fica instituída a “SEMANA DA CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA” no município de Grão-Pará a ser comemorada sempre no mês de setembro, devido seu caráter cívico, a partir do ano de 2014. Nesta semana as Escolas Municipais de Ensino Fundamental do Município de Grão-Pará, poderão promover ciclos de palestras e atividades sobre formação política a ser dirigida aos alunos de forma clara e objetiva, levando ao conhecimento dos estudantes as efetivas funções e atribuições dos políticos do município, tanto nas esferas do Poder Executivo, quanto do Poder Legislativo. O objetivo dessa Semana de Conscientização Política é aproximar os estudantes da realidade dos trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, bem como, das diversas Secretarias existentes nessas duas Instituições Públicas, fazendo com que os estudantes adquiram uma visão cidadã e política, tornando-se futuramente, eleitores conscientes e comprometidos com o processo democrático de nossa cidade e nosso País. A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores poderão receber nessa Semana visitas pré-agendadas de alunos dos referidos estabelecimentos estudantis, a fim de conhecerem de perto as dependências e os trabalhos desenvolvidos. Da mesma forma, os Excelentíssimos Senhores Vereadores, Secretários, Funcionários, Prefeito e Vice, poderão visitar as escolas para promoverem palestras, debates e “workshops” desde que solicitadas pelos respectivos diretores de tais estabelecimentos de educação de ensino fundamental.
Este projeto nasce da necessidade de formar os nossos adolescentes estudantes sobre uma melhor conscientização política. Muitos jovens crescem com desinteresse e sem formação e informação sobre as diversas questões políticas do município, do estado e do país. Isso precisa ser mudado, começando pela nossa cidade.
Essa semana quer provocar, incentivar e levar a juventude assuntos ligados a área política, proporcionando um ciclo de palestras e bate-papos sobre as funções de políticos do município. Por exemplo: O que faz um vereador? Quais são suas funções e atribuições? Quais os projetos apresentados por eles? O que é um requerimento? Quais as funções dos Secretários Municipais? O que cada Secretaria realiza em prol da população?